O banheiro é uma das áreas mais importantes e utilizadas de uma casa. Ele apresenta questões de segurança específicas que são melhor tratadas logo no estágio de projeto. O principal problema seria a presença de umidade, que pode ter efeitos de longo alcance na longevidade da área do banheiro e nos cômodos vizinhos, bem como efeitos adversos na saúde das pessoas que usam o banheiro.
Um dos aspectos menos conhecidos da arquitetura verde é o foco na qualidade do ar interno para ambientes específicos da casa. Visto que cada cômodo pode ter usos muito específicos, as especificações de qualidade do ar interno para garantir o bem-estar dos ocupantes em cada cômodo.
O maior problema dos banheiros é o alto nível de umidade. A umidade é simplesmente a quantidade de vapor d’água no ar, o ar quente retém mais umidade do que o ar frio e isso pode levar a uma maior presença de agentes microbianos perigosos a saúde que crescem em áreas úmidas e escuras típicas de banheiros mal projetados em prédios com má ventilação ou posição solar desfavorável
Alguns micróbios fazem parte da poeira doméstica diária , estes já podem desencadear problemas alérgicos ou outros problemas respiratórios quando se acumulam em quantidades suficientemente grandes. Se alguém tem passado por tosse crônica, enxaqueca, espirros frequentes e dificuldade para respirar, verifique se o banheiro que usa tem boa qualidade de ar interno e não possui pontos pretos de mofo nos azulejos e cantos .
RECOMENDAÇÕES
- Mantenha as janelas abertas
Se seu banheiro tiver janelas, certifique-se de abri-las bem quando possível. Quanto mais lugares a umidade tiver para escapar, melhor. Se você tomar banho com a porta aberta, considere abrir as janelas em outras salas próximas para ajudar o processo.

Manter o ambiente ventilado e utilizar plantas são ótimas alternativas para evitar a umidade.
- Seque toalhas e roupas fora do banheiro
Todas as roupas e toalhas úmidas devem ser penduradas para secar fora do banheiro, e não dentro dele. Como os banheiros costumam ser bastante compactos, os materiais úmidos podem aumentar rapidamente a umidade dentro do espaço confinado.
- Ventile seu banheiro
Para banheiros de porte médio recomendasse ventiladores e termo ventiladores como nosso aquecedor, para banheiros maiores, recomenda-se ter exaustores, eles retiram o excesso de umidade do interior e ventilam para fora da casa. Desta forma, a umidade reduz dentro do banheiro assim como o risco de desenvolvimento de mofo.
- Tome banhos mais curtos e frios
Economize água, energia, tempo e dinheiro apenas tomando banhos mais curtos e frios! Como bônus, você também reduz a umidade do banheiro em uma quantidade significativa.

Evite banhos longos e quentes.
- Aqueça seu banheiro
A condensação precisa de uma superfície fria para se formar, portanto, tente manter o banheiro aquecido antes de tomar banho para evitar o acúmulo nas paredes e em outras superfícies. No inverno, pequenos aquecedores de banheiro podem fazer uma grande diferença, enquanto o piso aquecido não só dá uma sensação ótima, mas também evita que a umidade se forme no chão.

Aqueça seu banheiro com aquecedor antes do banho.
- Use plantas
As plantas precisam de umidade para sobreviver, portanto, ter uma planta no banheiro é uma forma muito eficaz de reduzir o nível de umidade do banheiro. Quando usados em conjunto com outras soluções de umidade, também podem ajudar a prevenir o crescimento de mofo.
Referências:
https://business.inquirer.net/137493/humidity-in-bathrooms
https://my-home-zen-spa.com/bathroom/top-ways-to-reduce-humidity-in-your-bathroom/
https://www.point2homes.com/news/canada-real-estate/10-ways-reduce-humidity-bathroom.html